Até 2030, todos os alunos deverão ter os conhecimentos e habilidades imprescindíveis à promoção do desenvolvimento sustentável. Este é um dos principais compromissos assumidos em setembro de 2015 por todas as nações na histórica agenda “Transformando Nosso Mundo”.
Mas, como cumprir tão nobre compromisso se hoje é muito raro o professor à vontade para explicar o desenvolvimento, e raríssimo o que consegue esclarecer por que tal noção passou a ser adjetivada de sustentável?
Na verdade, o lema do desenvolvimento sustentável tem sido vítima de tantas distorções que seu âmago acabou obscurecido: a grande novidade ética de que as futuras gerações merecem tanta atenção quanto as atuais.
Se não há respostas prontas para enfrentar essa complexa temática, é necessário e possível apontar caminhos para a busca. É o que esta plataforma pretende: oferecer um manancial de conteúdos para que as equipes pedagógicas possam se preparar para abordar este que é um dos mais generosos ideais da humanidade.
O site está organizado em dois conjuntos. Um, mais conceitual, destrincha a questão em oito temas, cada qual apresentado por um vídeo aula acompanhado de documentos complementares. Outro é consagrado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que catalisarão as práticas nos próximos quinze anos.